10 Curiosidades sobre o Playstation 1

O Playstation é um dos maiores consoles de todos os tempos, tanto em vendas quanto em diversão que proporcionou. Mas será que você sabia estas 10 curiosidades sobre o primeiro videogame da Sony?

ps1 curiosidades

Curiosidade #01: O jogo mais vendidos para o PS1 de todos os tempos foi o primeiro Gran Turismo, que sozinho ultrapassou a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Hoje em dia Gran Turismo é maior franquia dentre todos os 4 consoles já lançados, incluindo os dois portáteis.

Não perca!

banner-melhores-ps1

Curiosidade #02: O PS1 veio ao mundo em 1994 no Japão e quase um ano depois,  em 1995 nos EUA. Foi fabricado até 2006, ano que ainda recebia alguns lançamentos de games inéditos e coletâneas. O PS1 vendeu nada menos do que 102 milhões de consoles em sua história.

Na imagem temos o último game lançado para o PS1: Legendary Hits: Dewprism chegou aos EUA no dia 25/01/2007!
Na imagem temos o último game lançado para o PS1: Legendary Hits: Dewprism chegou aos EUA no dia 25/01/2007!

Curiosidade #03: Esta curiosidade é talvez a mais famosa: O PS1 nasceu de acordo entre Sony e Nintendo que desenvolviam um drive de CDs para o Super Nintendo. Quando tudo estava quase pronto, a Nintendo cancelou o projeto  (devido a questões simples referentes a comissões nas vendas de jogos) e a Sony, vendo o potencial do projeto (e também o prejuízo que amargaria se desistisse), resolveu criar um console próprio e autêntico, nascendo o Playstation.

Curiosidade #04: O PS1 teve duas versões bastante distintas e principais: a Tradicional que era retangular e grande e a Slim, branca, arredondada e muito mais compacta. o PS One era tão pequeno que uma tela portátil oficial chegou à ser vendida, transformando o PS One em um console quase portátil.

Na foto as diferenças claras entre o PS1 e o PSONE
Na foto as diferenças claras entre o PS1 e o PSONE

Curiosidade #05: O PlayStation 1 conseguiu trazer grandes gráficos tridimensionais na década de noventa com míseros 2 MB de memória RAM. Se o número parece hoje absurdamente pequeno (até para a época), ele na verdade representava 512 vezes o que possuía o computador existente na missão Apollo 11 que foi ao espaço. Apenas como comparação, um PS4 tem hoje 4 mil vezes mais memória RAM do que o PS1.

Curiosidade #06: Um fator puramente econômico: em 2006 foi calculado que se todos os PlayStations 1 fossem vendidos pelo valor de US$ 299, ou seja seu preço inicial, seria possível comprar nada menos que todos os times da Liga de Baseball Americana (MLB) (uma das ligas esportivas mais caras do planeta) e ainda por cima oferecer cerca de US$ 1,90 para cada pessoa que vivia na Terra.

MLB PARA PS1

BANNERDC

Curiosidade #07: Outro fator referente a potência do Primeiro Playstation: Seriam necessários nada menos do que 235 PlayStations em média termos um console equivalente em potencia ao PS Vita, atual portátil da empresa.

Curiosidade #08: O Memory Card do PS1 tinha capacidade de 1 MB, mesma memória presente no maior cartucho lançado para o Nintendinho. Mesmo com “tanto” espaço, menos de 15 games poderiam ser salvos ao mesmo tempo no console.

Curiosidade #09: Se pegarmos todos os 2480  games que foram laçados para o primeiro Playstation, teríamos um total de 1,49 TB, o que hoje em dia não representa um número tão grande assim (apenas cerca de 30 games em Blu Ray Disc).

todos os controles playstation
Na imagem histórica vemos a evolução de todos os controle Playstation. O primeiro não vibrava e nem possuía alavancas analógicas. Hoje todos os botões são analógicos e existe um painél de toque do DS4 além de um autofalante.

Curiosidade #10: Um certa confusão ocorria no primeiro controle criado para o PS1: No Japão o botão “Círculo” representava na verdade a letra “O” da expressão “OK” (motivo que quase todos os games japoneses utilizam tal botão para confirmar uma ação. Enquanto lá um “X” seria um “Cancelar”.

Já nos EUA, o “Círculo” sempre representou “Cancelar” e o “X” é “OK”, tudo certo.

BANNER 64

Se você gostou do post, pedimos que curta nossa fan page no facebook  e que também compartilhe com seus amigos. Você receberá em sua timeline posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.