Como limpar cartuchos (fitas) de Super Nintendo e discos de games!

como limpar cartuchos?

Pense rápido, o que o SNES, Mega Drive eo NES têm em comum? Se você pensou em cartuchos (fitas) acertou!

como limpar cartuchos?
como limpar cartuchos?

Neste post, vamos tentar abordar de forma clara e sucinta formas de conservação e limpeza das velhas fitas. Então tire os cartuchos do armário e vamos começar:

Para uma boa limpeza no cartucho você vai precisar de:

– cotonetes de boa qualidade (opte pelos que tem ponta mais volumosa);

– álcool isopropílico que pode ser encontrado em algumas farmácias e lojas de artigo de informática/eletrônicos (NUNCA USE ÁLCOOL CONVENCIONAL, pois o mesmo poderá danificar o cartucho);

– uma escova de dentes NOVA e MACIA (aquelas feitas para bebês são uma boa pedida).

1º passo:

Com o cotonete limpe toda a abertura do cartucho, não apenas a parte do chip (que faz contato com o console) e tire totalmente a poeira.

2º passo:

Agora coloque bastante álcool isopropílico na ponta do cotonete (lembre-se de usar um com ponta bem robusta) e passe cuidadosamente em toda a extensão do chip do cartucho e, em seguida, deixe secar por 20 minutos.

3º passo:

Por fim, pegue a escova de dentes e passe ao longo do chip para retirar eventuais pedaços de cotonete que tenham ficado por alí.

Os melhores jogos de Super Nintendo

Pronto! Agora basta guardar a fita ou colocar no video-game para jogar!

 

Como preservar os discos?

Como limpar os discos?
Como limpar os discos?

 

Os cuidados com os discos são básicos e valem para todos (playstation, playstation 2, Xbox, Game Cube etc). Não deixe-os em cima da bancada (nem mesmo vira para cima) pois mesmo que não estejam em contato com a superfície é possível que caia algum tipo de líquido em cima dele e até mesmo a umidade do ar pode comprometê-lo.

Para limpar os discos não use nenhum produto destinado à limpeza doméstica! Use um pano macio e limpe o disco no sentido do centro até a borda externa. Não faça movimentos rotatórios.

Se esse conteúdo foi útil para você pedimos que curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.