Conheça a história do Sega Master System

Olá amigos, bom dia!

Você já ouviu falar do Master System? Hoje vamos trazer um pouco sobre a história deste que é um dos consoles mais importantes já fabricados e que representou muito para a evolução dos videogames.


 

Veja também:

Relembre as propagandas nas revistas antigas de games!

Os melhores jogos do mega Drive!

Os melhores jogos do Super Nintendo!


 

O Master System foi lançado no Japão em 1986, tendo como incumbência ser o grande concorrente do Famicom (NES ou Nintendinho).

Possivelmente o grande problema (ou quem sabe o grande diferencial) do Master System dizia respeito aos contratos de exclusividade que a Nintendo detinha em relação à maioria das produtoras de jogos. Assim, as desenvolvedores não podiam lançar títulos para outros consoles ou aparelhos, ficando o Master System limitado a jogos desenvolvidos pela própria Sega.

 

SEGA_logo

 

Possivelmente um reflexo da missão nada fácil de concorrer com o NES no Japão, o Master Systema deixou a desejar no que tange às vendas, porém, isso não abalou os executivos da Sega que lançaram o console no resto do mundo. Nos EUA o domínio da Nintendo também era brutal e isso acabou levando a Sega a negociar os direitos de comercialização do console para a Tonka. Apesar desta manobra, as vendas não foram nada satisfatórias no país norte-americano.

Em 1990, após o lançamento do Mega Drive (Gênesis nos EUA), a Sega renegociou os direitos de venda do Master System e os avocou, lançando uma nova versão do console intitulada Master System II. Este novo modelo tinha como finalidade atingir um maior público e, em razão disso, era mais barato do que seu antecessor, entretanto, para isso, abriu-se mão do botão Reset, bem como da entrada dos óculos 3D, impossibilitando a utilização deste acessório.

Se no Japão e nos EUA as vendas do master System foram um fracasso, o mesmo não pode ser dito quanto à Europa. Lá o Master System foi muito bem aceito e, inclusive, tornou-se mais popular do que o próprio NES. Este sucesso acabou por despertar o interesse de inúmeros desenvolvedores de games europeus que passaram a produzir cartuchos para o console.

Para se ter ideia do quão popular os jogos de arcade da Sega lançados para o Master System se tornaram na Europa, a empresa Tengen lançou versões não oficiais e não licenciadas de diversos jogos do Master System para o Nintendinho.

A exemplo do que se viu na Europa, na Austrália o Master System também foi muito bem sucedido. No Brasil, o console foi fabricado e distribuído pela Tec Toy e também vendeu muito bem.

Os jogos mais vendidos no Brasil

Em 2004, a Tec Toy revelou os jogos mais vendidos do Sega Master System:
1. Castle of Illusion


2. Jogos de Verão/California Games


3. Double Dragon


4. Great Soccer


5. Mortal Kombat II


6. Rambo III


7. After Burner


8. Indiana Jones


9. Sonic the Hedgehog 2


10. Black Belt


 

Veja também:

Tudo sobre o Imortal Dreamcast


 

CURTA O PRO PLAYERS NO FACEBOOK

  • lembro de jogar clássicos: out run, super monaco gp, alex kid in miracle world, wonder boy, jogos de verão e choplifter…eram os meus preferidos!!!! joguei poucos jogos, devido ao seu alto preço na época…lembro que produtos tec toy eram muito caros e antes do capitão gancho tudo era caro nesse planeta…hoje em dia pessoas colocam culpa na pirataria, mas acredito que antes da pirataria os impostos sobre o produto já era e ainda é muito alto. A pirataria veio com o tempo, e… pessoas começaram a comprar produtos e video games através da pirataria e importadoras, porque sairia mais barato!!!! Tenho saudade dos anos 90…menos violência, mais chuva e água e pessoas mais felizes. Bons tempos mesmo!!!! bela matéria!