Conheça a história dos emuladores de Super Nintendo

A emulação do Super Nintendo já dura mais de 15 anos e teve muita evolução de lá para cá. Depois de muitos anos penando para emular o SNES nos PCs, hoje em dia a emulação chegou praticamente à perfeição.

mario kart emular

RetroN5: Console que roda jogos de Super Nintendo e Mega Drive! Clique e conheça!

O que vamos analisar aqui

Estima-se que já tenham existido no mundo mais de 25 emuladores para Super Nintendo, nas mais variadas plataformas. A verdade é que a maioria que surgiu nos últimos anos é na verdade a cópia ou continuação das estruturas deixadas pelos ZSNES e pelo SENS9X, os projetos mais ambiciosos de emulação para o sistema.

Por muitos anos, Snes9x e ZSNES disputaram quem era o melhor emulador, sendo que os projetos paralelos que foram surgiram quase não ganharam nenhuma visibilidade. Na última década entusiastas entraram em cena tentando fazer algo diferente e melhor no ramo de emulação, surgindo então Byuu, criador do Bsnes, isso por volta de 2004.

Um panorama de como é a emulação do SNES hoje em dia

Hoje em dia a emulação deixou de ser vista como grave crime a produtoras de games e se tornou um verdadeiro meio de preservação do conteúdo original antigo, que por meio dos cartuchos físicos acabariam se tornando cultura morta, devido ao alto custo das raridades e própria queima dos cartuchos.

Hoje smartphones (sejam iOS, sejam Android) rodam emuladores tranquilamente

Utilizei as últimas versões disponíveis de cada um dos melhores emuladores: o Bsnes 0.9.1, o  Snes9x 1.53 , e o ZSNES 1.51. Lembro aqui que outros existem, inclusive mais novos, mas nada que ofusque o brilho dos melhores.

O Bsnes 0.9.1

O Bsnes criado por Byuu é um emulador que teve inúmeras versões lançadas desde seu lançamento até aqui, o que é bom e ruim. É ruim porque você se sente como um beta tester, e a maioria das correções dizem respeito a erros no próprio desenvolvimento do emulador. A parte boa é que tantas atualizações fizeram do Bsens uma das melhores, se não a melhor opção para emular SNES no PC.

logo bsnes

Não posso deixar de mencionar que o Bsnes, apesar do nome, sempre foi um emulador dedicado a emular games da Nintendo, e não apenas do SNES. Com ele é possível rodar diretamente jogos do Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo (NES de 8 bits), Super Game Boy e principalmente do SNES, onde os jogos são melhor emulados.

Vale a pena destacar que o BSnes foi escrito do zero, muitos anos depois do Snes9X e do ZSNES. Com isso muitas possibilidades novas se abriram, mas o emulador passou a exigir um computador moderno para funcionar.

Um emulador “pesado”

Enquanto o ZSNES sempre funcionou com menos de 512MB de RAM e um processador de 1GHz já dava conta do recado, o BSBES exige pelo menos um computador com configurações decentes – Ubuntu ou WinXP/7 ou 8, com 2 GB de RAM (1 já serve), e um processador de dois núcleos, seja AMD, seja Intel, aliados com uma placa de vídeo de 2005 para cá, ao menos decente (mesmo que onboard), você já tem o bastante para rodar o emulador e o Hardware do SNES no máximo e com qualquer jogo.

Vamos comparar um pouco a parte gráfica do jogo Chrono Trigger no Zsnes e no BSnes:

emuladores snes

Mesmo game no Bsnes sem filtros

E agora Chrono Trigger no Bsnes com o filtro HQ2X ativado

No Bsnes temos a maior variedade de filtros que um emulador pode possuir. Minha escolha é o “pixel quadrado com saída de vídeo suave”, que deixa a maioria dos games com uma aparência bem bacana. Um plus que os outros emuladores não oferecem é o modo que imita o Super Game Boy, fazendo com que ele seja compatível com roms de Game Boy.

É perfeito? Se você tem um computador com as configurações citadas (grande maioria hoje), tenho certeza que não irá encontrar defeitos neste emulador. Ele é o que há de mais moderno para PC e roda todos os games do SNES, com todos os chips possíveis, sem precisar de nenhum Patch ou Hack especial, como ocorria antigamente com Zsnes e Snes 9x.

O saudoso Snes9x

Quando eu tive meu primeiro contato com o Snes9X confesso que não gostei nem um pouco. Apesar de parecer com um programa comum de meu Windows ME na época, ele era muito diferente do Zsnes, que apesar de bizarro eu já tinha me acostumado bem. Ele também não rodava Top Gear 3000, nem Mario RPG naquela época, devido ao chips especiais.

snes9x logo

Então eu nunca dei muita bola para ele, que por sinal ficou mais de 4 anos sem ganhar uma versão nova. Mas tudo isso mudou de 2004 para cá, quando fãs resolveram trabalhar o emulador e ele foi se desenvolvendo e evoluindo. Melhoras significativas incluíram um novo núcleo de som feito por blargg (semelhante ao que era usado no Bsnes e fazia o som melhor que em qualquer outro emulador do console), a criação de uma nova arquitetura para savestate e suporte aos chips especiais DSP (Top Gear 3000) e outros Hacks (como os packs de memória de Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean) tornando o emulador referência.

Ao contrário do Bsnes não exige um hardware especial, sendo que qualquer computador de 2005 deve ser capaz de rodá-lo com folga. O som está muito perto de um verdadeiro SNES ( se você ouvir versões mais antigas do emulador, você pode ouvir defeitos em efeitos sonoros em jogos como Final Fantasy VI). Há uma variedade de dimensionamento de tela e de opções de filtragem e, embora eu não tenha tentado,  suporte a jogos de snes online.

O Snes9X merece todo o nosso respeito por ter sido um dos primeiros emuladores decentes para PC e, pricipalmente, por ter servido de base para todos os emuladores modernos lançados para iPads e iPhones (iOS em geral), Android, Windows Phone (desde versões antigas) e principalmente para o Snes Station, único emulador de SNES para PS2 lançado.

O ZSNES

O ZSNES mostra a sua idade, tendo sua última versão sido lançado há muitos anos, foi um dos emuladores que atingiram um dos mais altos graus de evolução na emulação do Super Nintendo até hoje. Por ser altamente compatível com praticamente todos os games do console, é a melhor opção para aqueles que queiram jogar Super Nintendo em computadores menos potentes, como em Netbooks.

ZSNES LOGO

A interface realmente é feia, antiga e pouco pratica, mas como o emulador tem poucos recursos especiais, é rapidamente dominado por quase todos os perfis de usuários. Eu pessoalmente tenho grande apresso pelo Zsnes, pois foi nele meu primeiro contato com a emulação, por volta dos anos 2000 onde eu, criança que era, comecei a entender o que eram os emuladores e as Roms. Super Mario World foi o primeiro game que emulei, em um computador com Windows Millenium (horrível), um Pentium 3 de 1GHz, com 128MB de RAM, Placa de vídeo S3 Savage 4, com 16 MB de memória dedicada. E não lembro de nenhum problema ou falha para emular o game naquela época.

Conclusão

O fato é que em 2013 a emulação do Super Nintendo parece já ter encontrado sua perfeição, ao menos na grande maioria dos grandes games lançados. Por ventura devem haver jogos obscuros com chips extremamente exclusivos que podem trazer algum problema para rodar, mas fatos isolados.

A grande vitória foi com certeza a evolução dos smartphones ter proporcionado a chegado dos emuladores ao celulares em geral, que hoje se tornaram os tão aclamados computadores de bolso. Eu que tive o sofrimento de ver os primeiros emuladores Java para celulares, tanto de NES e SNES em 2006, não achava que menos de 10 anos depois ambos os consoles estariam com a emulação perfeita e que Nintendo DS, Nintendo 64, PS1, PSP e até PS2 (experimentalmente) estariam sendo emulados nos celulares.

logo do Super_Nintendo

Mas tudo isso é fácil de se aceitar e entender hoje em dia… se em 2000 um computador com 1GHz de núcleo simples, com 128MB de RAM e placa de vídeo com menos de 32MB de memória já rodavam SNES com perfeição, hoje os colossos como Iphone 5s e Galaxy S4 tem processadores de 4 núcloes e 2 GB de RAM, sem contar as poderosas pacas de vídeo com memórias enormes…

Se esse conteúdo foi útil para você pedimos que curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.

  • Pingback: Todos os Jogos do PS2 em Progressive Scan widescreen e HD()

  • Pingback: Emulador de PSP para Android » Pro Players()

  • Pingback: Você se lembra dos passwords nos games? - Pro Players()

  • Ronnie

    Bsnes/Higan é disparado o emulador de Snes com o maior grau de precisão e compatibilidade. Atualmente oferece três executáveis: accuracy (requer máquina parruda), balanced (máquina mediana) e performance (máquina lenta). Portanto não existe desculpa para se usar um emulador tão defasado como o Zsnes em um computador desktop (só se for muito antigo mesmo).

  • Pingback: Emuladores no Iphone sem Jailbreak - Pro Players()

  • Pingback: Goof Troop: um clássico do Super Nintendo - Pro Players()

  • Pabulo Loiola

    onde voce viu que ha emulação emxperimental de ps2 em smartphone?

  • Daniel Godoy

    O snes 9x é superior, não deve em nada para o bsnes, e ainda tem mais opções, principalmente de filtros. Tentei emular o Mario Kart com o BS e não sai do logo da Nintendo. Hoje o snes9x roda praticamente tudo.

  • Ronnie

    O Higan não emula os chips especiais que vinham nos cartuchos nativamente. Para esses jogos específicos funcionarem, você precisa dos arquivos de instruções de cada chip, que podem ser encontrados para download. Quanto aos filtros, basta baixar e instalar novos filtros de sua preferência. Dá mais trabalho para deixá-lo redondo, mas basta testá-lo e pesquisar a respeito que verá que ele funciona melhor que o Snes9x. Não é uma questão de opinião minha, é fato.