Conheça o Playstation Now: O Netflix dos games feito pela Sony

Em meados de 2012, a Sony adquiriu os direitos para poder explorar o uso do sistema de nuvens para games (o mesmo sistema do site Netflix). Já em 2014 a empresa anunciou quais seriam suas diretrizes para explorar ao máximo esta nova tecnologia que trará ao mercado o serviço de streaming de games completos, sem nem mesmo ser necessário que se tenha um console para jogá-los! Basta ter em mãos apenas um controle Dualshock! Revolucionário!

PSnow

O que é o Playstation now?

Trata-se de um serviço de streaming que vai permitir ao usuário jogar títulos do Playstation em aparelhos como tablets, TVs, PS3, PSvita e Ps4. O principal objetivo com a implantação do PSnow é possibilitar a pessoas que não possuem os consoles da Sony a oportunidade de jogar os games para seus consoles sem precisar comprá-los.

O PSnow é uma iniciativa nunca antes vista! Estamos falando de poder jogar um jogo diretamente da internet, sem console, bastando apenas um controle dualshock!

banner melhores ps1

Testes: Funciona mesmo?

Segundo a Revista Coleção Playstation (que testou o PSnow na feira Consumer Eletronic Show 2014) foi possível testar os seguintes games pelo sistema Playstation Now: God Of War: Ascencion, The Last Of us, Beyond: Two souls Puppeteer. Os resultados foram muito animadores: Apesar de haver latência (vulgo ping), não houve nenhum tipo de lag ou travamento nos testes. Ou seja, foi possível manter certa estabilidade na conexão com os servidores da nuvem, porém, houve alguns problemas.

psnowtlou
Playstation Now rodando The Last of Us (versão do PS3)

Aspectos Positivos

Para jogar um jogo pelo Playstation Now em sua TV ou tablet basta que se tenha um Dualshock 3 ou 4, não será necessário que se tenha o console. Além disso, o modo multiplayer deve também funcionar perfeitamente, inclusive possibilitando jogar contra os jogadores que estejam utilizando a mídia física ou digital em seu console!

Segundo informações extra-oficiais a velocidade mínima de conexão para poder jogar pela Playstation Now será de 5 megas, porém, fica a dúvida se mesmo com esse mínimo será possível obter um alto nível de desempenho. Além disso, haverá também o suporte para os troféus, que ficarão salvos na nuvem assim como o progresso que se faz ao longo do game.

psnow3

Não perca!

Ainda vale a pena comprar um PS3?

Os jogos que ainda vão sair para o PS3!

Os melhores gráficos para o PS3!

Aspectos negativos

Apesar dos jogos terem rodado sem lag, o que se viu foi que em determinadas partes do jogo que requerem mais dados (cenas mais pesadas, por exemplo, com muitos inimigos) houve perda considerável da qualidade gráfica, eis que as imagens ficaram muito mais granuladas sem contar o aumento considerável do tempo dos loadings também nesses momentos mais pesados.

God Of War: Ascention no PSP com alguma perda de qualidade às vezes
God Of War: Ascention no PSP com alguma perda de qualidade às vezes

Incertezas

Ainda existem muitas dúvidas acerca do Playstation Now: Não se sabe se o PSnow seguirá o exemplo do Netflix e cobrará uma mensalidade ou se cobrará individualmente pelos games e muito menos foi dito o valor a ser praticado. Ainda, será que poderemos jogar os games que já temos (seja no HD ou em mídia física) no PSnow? E o que será que pode vir a acontecer se milhões de pessoas ficarem online ao mesmo tempo? Seria possível uma queda nos servidores da Sony?

Conclusão

novo-logo-pro-players-quadrado-300x300

Esperamos que a Sony consiga masterizar essa ideia ao máximo o que trará verdadeira revolução no mundo dos games podendo assim abrir um meio totalmente novo (e mais barato) de comércio de games. Se o Playstation Now for bem sucedido, com certeza a Microsoft e a Nintendo buscarão algo parecido, e quem tem a ganhar com isso é o jogador que terá às suas mãos mais jogos e com preços mais em conta!

Pessoal, esperamos que tenham gostado. Abraços, até a próxima.

Equipe Pro Players.

Se você gostou do post, pedimos que curta nossa fan page no facebook  e que também compartilhe com seus amigos. Você receberá em sua timeline posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.