Conheça o Resident Evil 1.5

Olá amigos, bom dia.  Você já ouviu falar do Resident Evil 1.5?

Pois bem, trata-se de uma versão beta de um jogo que seria o Resident Evil 2. O game foi anunciado no verão de 1996, porém foi cancelado quando o mesmo já estava cerca de 70% finalizado. Conheça mais sobre ele hoje.

re1,5

Considerações introdutórias

Resident Evil 1.5 (ou Resident Evil 2 Prototype) seria o sucessor do legendário Resident Evil 1. O jogo tinha data de lançamento prevista para o ano de 1997 no PS1 e 1998 no Sega Saturn.

Segundo Shinji Mikami o projeto foi descartado em razão de que as diversas ideias inseridas no jogo (apesar de serem boas isoladamente) não conseguiam se interligar de uma forma satisfatória. Mikami também não ficou satisfeito com os gráficos e atmosfera propiciados em Resident Evil 1.5 e também acreditava que o jogo não seria carismático a ponto de fazer os fãs ficarem ansiosos por Resident Evil 3 – Nemesis.

Confira: Resident Evil 2 Remake feito por fã

Protagonistas

Os personagens jogáveis eram Leon S. Kennedy (que permaneceu na versão final de Resident Evil 2) e Elza Walker.

leon
Leon em Resident Evil 1.5

Leon, em Resident Evil 1.5, possui algumas características diferentes se comparado à sua versão final em Resident Evil 2. Assim como em RE2, Leon é um policial novato que apresenta características de um bom treinamento aliado às inseguranças de um novato que acabara de entrar para a Polícia de Racoon.

Diferentemente do que se viu em Resident Evil 2 (em que Leon inicia o jogo na rua), aqui o game tem início com Leon no Heliporto da R.P.D, devendo o mesmo dirigir-se até a sala de Brian Irons (Chefe de Polícia) para aguardar o resgate. Seu plano porém, não dá certo e ele acaba se deparando em uma situação em que o Chefe Irons encontra-se gravemente ferido. Sem saber exatamente o que ocorria, Leon fica muito confuso e isso só acaba depois que o Policial Marvin Branagh lhe explica o que está acontecendo naquele local.

Marvin
Marvin Branagh, que posteriormente foi reutilizado no Resident Evil 2

Elza Walker (uma espécie de versão inicial de Claire Redfield) é uma jovem que, assim como Claire, adora motocicletas. Elza vai até Racoon, pois visa criar uma equipe de corrida e pensa que lá poderá encontrar pessoas aptas a se juntar a ela. Porém ao chegar em Racoon se depara com o verdadeiro inferno na Terra e decide buscar abrigo na Delegacia de Polícia. A campanha de Elza tem início no hall principal da R.P.D.

Apesar de sua semelhança com Claire, Elza não tem nenhum tipo de ligação com Chris Redfield.

elza
Elza Walker: Realmente lembra Claire Redfield

Confira: Review de Resident Evil Remake HD Remastered para PS4

Inimigos

Resident Evil 1.5 apresentou inimigos diferentes daqueles que vimos em Resident Evil 2.

O game apresentou vários tipos diferentes de zumbis, gordos, magros etc. Não era incomum se deparar com cerca de 10 zumbis em uma mesma tela do jogo, o que deveria ser poderado pelo jogador na hora de escolher qual porta abrir e qual caminho seguir dentro da Delegacia.

Confira abaixo alguns dos inimigos de Resident Evil 1.5:

Monstro metade homem, metade aranha (remonta às chimeras de RE1);


manspider

Aranhas;

spidr

Jacarés (menores do que o visto em Resident Evil 2);

Cachorros zumbis: Cerberus (como em RE1) e pastores alemães;

cerberus

Gorilas;

gorilas

William Birkin com apenas duas transformações;

William vagava os corredores gritando por sua filha Sherry
William vagava os corredores gritando por sua filha Sherry

 

Armas

Talvez seja o quesito que mais mostrou diferenças se comparado à versão final (Resident Evil 2). Muitas das armas presentes em Resident Evil 1.5 não fizeram parte de Resident Evil 2, como as granadas de mão. O jogo tinha também algumas roupas especiais a serem equipadas nos personagens para sua proteção. Elas diminuíam o dano causado pelos ataques dos inimigos e também aumentavam o inventário do personagem, o que lhe permitia carregar mais itens. As roupas especiais iam se desgastando com os ataques até que se rasgavam e perdiam sua utilidade.

Como jogá-lo

Recentemente Resident Evil 1.5 “caiu na net” e é possível baixá-lo e jogá-lo em seu PC por meio de um emulador de PS1. Porém em razão de ser uma versão beta o jogo tem vários bugs que fazem com que o mesmo trave ou o personagem suba em locais que não deveria. O jogo foi cancelado pela CAPCOM, então alguns elementos foram concluídos pelos próprios fãs. Clique abaixo para baixar o jogo Resident Evil 1.5.

             Baixe o jogo aqui

Leia tudo sobre emuladores aqui

leon e elza

Vídeos

Confira alguns vídeos do gameplay do jogo:

Gostou? Comenta aí em baixo!

Se você gostou do post, pedimos que curta nossa fan page no facebook  e que também compartilhe com seus amigos. Você receberá em sua timeline posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.