Conheça todos os acessórios do Nintendo 64!

Conheça os acessórios do Nintendo 64

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos trazer quais foram todos os acessórios produzidos para um dos melhores e mais divertidos consoles da Nintendo, o Nintendo 64!

Conheça os acessórios do Nintendo 64
Conheça os acessórios do Nintendo 64

Confira nosso especial com os melhores jogos para o Nintendo 64!

Veja nosso especial com os melhores jogos de corrida do Super Nintendo! Tem Mario Kart e muito mais!

Conheça a história do Super Nintendo!

O Nintendo 64 foi um dos consoles que mais lançou acessórios e periféricos. Isso fez com que o custo com o console por diversas vezes fosse um tanto quanto elevado eis que alguns games exigiam determinado acessório conectado ao 64 para poderem ser jogados. Analisemos então todos os acessórios do N64:

Controller Pak

controller pak

O controller pak tinha mais ou menos a mesma função que o memory card tinha no Playstation: Destinava-se a guardar progresso e configurações dos jogos dos jogadores. Os modelos originais (feitos pela própria Nintendo) tinham 256 Kb de memória, divididos em 123 páginas. Era possível adquirir modelos alternativos que, por muitas vezes, tinham capacidade infinitamente superior à dos originais.

Curiosamente,  poucos jogos fizeram uso desse acessório, haja vista que a Nintendo optou por utilizar a memória interna dos cartuchos para salvar o progresso nos jogos.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Jumper Pak

Jumper Pak

O Jumper Pak é, na verdade, uma placa em formato de um mini-cartucho que se destina a fechar o circuito elétrico do aparelho ao passo que sem esse acessório o console nem mesmo liga. Pode ser substituído pelo Expansion Pak.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Expansion Pak

O expansion pak é colocado no lugar do pak
O expansion pak é colocado no lugar do jumper pak

Trata-se de um cartucho de expansão de memória RAM de 4 MB que deve ser inserido no slot de expansão onde fica o jumper pak. Era acessório opcional em alguns jogos e seu uso permitia um modo de gráficos em alta resolução (640×480 o que era demais para a época), ocasionando grande melhoria na qualidade das texturas.

expansion pak
expansion pak

Alguns jogos só funcionavam com ele (veja a lista abaixo):

Zelda: Majora’s Mask;

Donkey Kong 64;

Perfect Dark;

Turok.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Rumble Pak

Rumble Pak: Encaixa-se atrás do controle
Rumble Pak: Encaixa-se atrás do controle

Trata-se de um acessório cuja finalidade era reproduzir vibrações e solavancos de acordo com o que se passava no game. Mais ou menos o que o Dualshock era para o Playstation (porém no caso do console da Sony, a função já vinha dentro do controle). Deve ser plugado na parte inferior do controle. Este acessório sofreu diversas críticas em razão do uso de 2 pilhas AAA (aquelas pequenas e caras) e também porque não permitia o uso conjunto do Controller Pak.

Após isso, alguns fabricantes resolveram solucionar tal problema. A solução foi um Rumble Pak com um controller pak imbutido, tornando assim a remoção do controller pak não mais necessária.

O primeiro jogo a utilizar o Rumble Pak foi Star Fox 64.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Transfer Pak

transferpak

Trata-se de um periférico que é ligado na parte inferior do controle e permite a transferência de informações entre games do N64 e do Game Boy. Foi utilizado em games como Pokémon Stadium, Mario Tennis, Mario Golf e Mickey’s Speedway USA.

Assim funciona o Transfer Pak
Assim funciona o Transfer Pak

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

64 Disk Drive 

64dd

Talvez um dos acessórios menos conhecidos aqui no Brasil seja o 64 DD. Trata-se de um drive de discos (disquetes grandes), que era conectado na porta de expansão inferior do console (deixando o N64 com essa aparência robusta). Esse periférico foi apenas lançado no Japão e isso se deu em razão dos atrasos em relação à produção, lançamento e fabricação do acessório.

Pouquíssimos jogos foram lançados em disquete (cerca de 8), sendo que a maioria deles foi lançada em cartucho também. Um dos jogos que foi lançado em disquete – Doshin the Giant – ganhou um remake para o Game Cube.
jogos foram lançados em disquete (cerca de 8) e a maioria dos jogos previstos foi portada para o Nintendo 64 e
lançada em cartucho. Um deles, Doshin the Giant, ganhou um remake para o Nintendo GameCube.

Além disso tudo, o 64 DD também conectava-se à rede RANDnetDD através do modem que já vinha nele embutido.

Veja ainda: Os melhores jogos do Game Cube!

Confira nosso especial sobre jogos que merecem ter um Remake feito!

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Pessoal, muito obrigado pela atenção e por terem dedicado parte do seu dia lendo este post especial.

Abraços, até a próxima.

Equipe Pro Players.

Se esse conteúdo foi útil para você pedimos que curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.