Emuladores para PC

Você deve ter conferido nosso post anterior sobre Emuladores e Roms e já está sabendo quase tudo sobre o assunto não é mesmo? Nesta série de posts sobre emuladores e roms, dedicada à todos que ainda lembram de jogos mais antigos e sentem vontade de jogar, vocês vão conferir quais são os melhores emuladores disponíveis.

Como nem sempre as fitas, cds, controles e consoles continuam funcionando hoje em dia, “simular” o funcionamento deles em computadores, portáteis, celulares e tablets é a melhor solução, e aqui você confere dicas de como fazer isso e qual a melhor forma.

Veja também!!

Jogue clássicos no Super Nintendo Online, sem emulador. Clique e veja como

emuladores para pc nintendo
Na imagem acima, todos os consoles da Nintendo até a geração do Wii

Emuladores e Roms

Se você ainda não viu nosso especial sobre Emuladores e Roms, CLIQUE AQUI e saberá mais sobre o assunto.

Considerem este um post introdutório e geral sobre os emuladores especificamente para o PC (onde tudo começou). Em breve irei trazer novidades quanto ao assunto, desde emuladores portáteis que surgiram no mercado, emulação em IOs (emuladores para iPhone e iPad) e ainda, a emulação oficial (no Wii, Ps3, PsVita), cada vez mais popular nos novos consoles, portáteis ou não.

Se você está querendo emular jogos em seu computador, não perca os posts abaixo:

 

Os melhores jogos do Super Nintendo

Os melhores jogos do Playstation

Os melhores jogos do GBA

 

Como ninguém nasce sabendo, sempre é bom um material para apoiar, ensinando todos os passos para utilizar esses incríveis programas. Vamos considerar aqui a emulação em computadores comuns (PCs, desktop ou notebooks).

Na imagem temos o Project 64 emulando Zelda para Nintendo 64 no PC
Na imagem temos o Project 64 emulando Zelda para Nintendo 64 no PC

Roms para PC

As Roms são cópias digitais dos jogos originais, convertidas em arquivos digitais. Esses arquivos contém todas as informações necessárias para os jogos funcionarem da mesma maneira que funcionavam em seus sistemas originais.

 Os videogames clássicos tem emuladores mais simples, que não exigem um grande computador para funcionar.

Os consoles novos são um caso a parte, exigindo computadores top para rodarem.

 Requisitos mínimos para rodar emuladores (todos os emuladores mais antigos, desde o Atari até o Super Nintendo/Mega Drive):

Você não precisa de um computador caríssimo para rodar emuladores mais simples
Você não precisa de um computador caríssimo para rodar emuladores mais simples

 Requisitos mínimos para rodar consoles de 32 bits (PS1, Saturn) e Nintendo 64 (games menos complexos):

* Processador com mais de 750Mhz (AMD é necessário um pouco mais que isso)

* 64 Mb de memória RAM

* Placa de vídeo 3D de pelo menos 16 Mb de memória

* Windows 98 ou superior (recomenda-se no mínimo um XP, afinal estamos em 2014!)

*Espaço em disco de pelo menos 20 Mb (!)

Notem que a configuração acima chega à ser impensável nos dias de hoje, mas ela é sim a mínima exigida. A maioria dos emuladores disponibilizados para os consoles citados surgiu no fim da década de 90, quando justamente eram essas as configurações “TOP”.

Você amava o Super Nintendo? Conheça os melhores games de GBA e veja as continuações da maioria dos games do SNES

Hoje em dia a maioria dos computadores existentes e funcionando devem conseguir rodar qualquer jogo dos consoles até a década de 90. Agora se você pretende emular o Playstation 2, GameCube, Xbox e Wii, a tarefa se torna um pouco mais complexa, exigindo placas de vídeo mais potentes e um processador com mais de um núcleo.

A emulação do Xbox original é uma das mais complexas, sendo que apenas um emulador foi desenvolvido e que conseguia rodar alguns poucos games comerciais. O Sega Saturn sofre do mesmo problema, enquanto o Dreamcast já possui opções de emulação bastante confiáveis.

Não perca!

BANNER 64

Os melhores jogos para PC!

Como usar emuladores e Roms no PC

1° Fazer o download do emulador (que é um programa comum) em uma pasta de seu computador de facil acesso. Todos os emuladores que eu for apresentando aqui no Exorbeo, terão links para você baixar. (traremos as melhores opções para Download em um próximo post)

2° O arquivo quase sempre estará compactado. No windows xp é simples de extrair normalmente os arquivos compactados. Caso use o windows 98, você precisa de  programas como o winzip ou o winrar para realizar a extração.

3° Baixe a rom (arquivo do jogo que você encontra facilmente no Google, pesquisando por: “rom  “) e salve na mesma pasta do emulador (preferencialmente para facilitar ainda mais o trabalho na hora de iniciar o jogo)

4° Você pode simplesmente arrastar o arquivo da rom sobre o arquivo .exe do emulador, abrindo imediatamente o jogo, ou ainda abrir a rom de dentro do emulador, como faz com qualquer arquivo do word por exemplo.

Conforme for conhecendo o programa, dê uma conferida em todas as opções. Lá você poderá alterar controles, configurações da tela e tudo mais.

Os controles dos consoles nos emuladores

Geralmente a configuração de controle padrão utilizando um teclado nos emuladores é a seguinte:

– Setas de direção (imitam setas do controle original)

– Teclas Z,X, A, S (teclas de ação nos games) no caso do Supernintendo representa B,Z X, Y, respectivamente

– O enter é o start e o backspace o select.

Qualquer joystick USB funciona em todos os emuladores e melhora muito a jogabilidade em relação ao teclado, pois permite que você configure qualquer combinação desejada. Para jogar o Nintendo 64 por exemplo é recomendado utilizar um controle com um número maior de botões.

Aprenda a usar emuladores no iphone sem jailbreak! Clique na imagem abaixo:

banner jailbreak

 

Concluindo

Não há segredo nenhum para usar tais programas, e a evolução dos emuladores nos últimos 20 anos foi gigantesca. Como quase todos são feito em código de programação aberto, a comunidade de entusiastas sempre lança uma nova atualização ou porta um emulador de PC para outros sistemas, como Tablets e celulares.

Os emuladores de Super Nintendo por exemplo, encontram-se em estagio muito avançado de desenvolvimento, funcionando perfeitamente, sem bugs ou problemas. Por muitos anos ocorriam erros para emular jogos com chips especias, mais hoje todas as barreiras foram vencidas, sendo que emuladores como o SNES9X conseguem inclusive melhorar os games, aplicando filtros que corrigem a imagem e a deixam em maiores resoluções.

Veja ainda: Especial com todos os games Dragon Ball lançados para PS1 (e emule em seu PC!)

Se esse conteúdo foi útil para você pedimos que curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.