Jogos de futebol: Arcade ou simulador?

Pessoal, uma discussão que tem ganhado muita força nos últimos anos é a que envolve os jogos FIFA x PES. Os fãs de FIFA defendem o jogo da EA em razão do mesmo ser um simulador de futebol enquanto que os fãs de PES o defendem por se tratar de um game arcade.

PES 2015

E até mesmo a EA Sports se rendeu ao apelido dado aos jogadores de seu game: #SOUFIFEIRO ilustra as propagandas de FIFA 15

Veja nossa Review do PES 2015

Mas afinal o que torna um jogo de futebol simulador ou arcade? É isso que vamos tentar abordar neste post hoje.

Os games de futebol nos anos 90

Na década de 90 a série FIFA não conseguiu se estabelecer como uma das grandes potências mundiais no futebol digital, o que levou o Winning Eleven a reinar soberano por bons anos. Porém o que poucos se lembram é que havia uma outra grande série chamada Virtua Striker. Esse jogo reinava absoluto nos arcades de esportes, pois me lembro de ver filas para poder jogá-lo no fliperama perto da  minha casa.

Virtua Striker 2: Labçado também para o Dream Cast
Virtua Striker 2: Lançado também para o DreamCast

jp_box_aus_frontISS_98_N64winning-eleven-3-ps1

Nos consoles da Nintendo o jogo que mais se via era o International Super Star Soccer, primeiramente para o Super Nintendo e posteriormente para o Nintendo 64 com suas continuações (ISS 64, ISS 98 e ISS 2000).

Naquela época o pessoal não se importava com o fato de um jogo ser simulador ou arcade (de fato essas classificações sequer existiam), a única coisa que realmente importava era a diversão entre os amigos.

Arcade vs. Simulador

Como já dissemos aqui no PP o FIFA já teve dias de cão na década de 90 o que fez com que o game fosse deixado de lado pela EA. Naquela época a série era apenas mais uma de jogos de futebol, ou seja, não se tratava de um simulador de futebol como é o que acontece hoje em dia. A grande mudança da série FIFA veio na segunda metade dos anos 2000 quando a EA decidiu levar a série para o lado da simulação – o que foi verdadeira cartada de mestre, pois conseguiu estabelecer um nicho novo a ser por ela explorado. Somente o FIFA passou então a tentar simular o que se passava nos campos de futebol pelo mundo.

Fifa era rejeitado pela EA: Clique na imagem acima e leia
Fifa era rejeitado pela EA: Clique na imagem acima e leia

Afinal qual é o melhor estilo?

Acreditamos que não há como apontar um estilo melhor de jogo. Na realidade é a velha discussão entre maçãs e laranjas. Os jogos de futebol arcades são tidos como mais divertidos, sendo eles indicados para jogadores que não querem grandes complicações para jogar, ou seja, só querem se divertir com o game, sem se importarem se o mesmo reproduz fielmente a experiência de se estar em um campo de futebol.

De outro lado, os fãs de simuladores (como o FIFA é atualmente) normalmente buscam uma experiência mais fiel à realidade, ou seja, com dificuldades e peculiaridades que podem ser vistas em reais partidas de futebol.

Assim, para os gamers que querem uma experiência simulada, indicamos que procurem os jogos da série FIFA. Já os fãs que buscam uma experiência menos burocrática (no bom sentido) e com um aspecto menos complicado podem optar pelo PES (que nada mais é do que o Winning Eleven).

O fato é que ambos são ótimos jogos que apresentam grandes gráficos na nova geração, sendo que cada um possui seus pontos forte e pontos fracos.

Se você gostou do post, pedimos que curta nossa fan page no facebook  e que também compartilhe com seus amigos. Você receberá em sua timeline posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.