Melhores jogos de corrida: Daytona USA

Daytona USA é um jogo desenvolvido pela Sega AM-2, importante braço da japonesa na década de 90, responsável pelos fliperamas da marca.

daytona usa hd ps3 e pc

Especialmente conhecido no Brasil, foi um dos maiores sucessos por aqui quando falamos em fliperamas de corrida. Você muito provavelmente já experimentou um desses em algum shopping ou casa especializadas em arcades. Não se lembra? Escute a música de abertura no vídeo (muito legal) abaixo, que com certeza sua memória trará Daytona Usa à tona:

Daytona USA

O game foi lançado os Arcade em 1994, revolucionando o gênero na época com um modo multi-player com até 8 cabines, possibilitando verdadeiros duelos nas casas que ofereciam diversas máquinas. A Sega oferecia gabinetes duplos ou gabinetes Deluxe, os mais legais, que além de tudo tinham uma câmera especial que mostrava o adversário na tela do jogo.

daytona usa arcade brasil

Daytona USA é considerado até hoje como a máquina arcade mais jogada e rentável de todos os tempos, afinal ainda existem máquinas com o game mundo à fora.

Veja também:

A História dos fliperamas e arcades

Conheças os diferentes tipos de jogo de corrida

Os melhores jogos de corrida para SNES

A trilha sonora

O vídeo que mostramos acima com a música do game, era outra revolução da época: foi um dos primeiros a oferecer trilha sonora totalmente cantada. Cada uma das pistas tinha uma música tema, desde a entrada com a clássica “Lets Go Away”, at´pe uma tela de Game Over com um hip-hop também bem original.

A jogabilidade

A cabine do game era um show à parte na época, pois além de oferecer uma tela com boa resolução, o volante possuía uma apurado “force feedback”, que agia com certo respeito à física.

As caixinhas de som presentes nas cabines também eram muito mais potentes do que qualquer outra até então.

As outras versões de Daytona USA

Daytona Usa, 1995 – PC

A versão lançada para os computadores na época, por incrível que pareça, oferecia um frame rate baixo, que tirava a emoção do arcade. Daytona USA fez sucesso pela incrível sensação de velocidade, coisa que os PCs não conseguiam oferecer.

Era a chance de treinar um pouco no trabalho para depois jogar realmente no arcade.

Daytona USA, 1995 – Console Sega Saturn

Se no PC o jogo não fluia tão bem, no Saturn a experiência era ainda pior.

Mesmo sendo um console da SEGA, o Saturn era visivelmente inferior tecnicamente a placa no arcade, que era totalmente dedicada ao jogo em si.

daytona usa saturn gameplay

O resultado era também um jogo com baixo frame rate, que mais parecia um  slow motion muitas vezes, além de cenários  mais simples que a na versão original.

A vantagem em relação ao PC era a presença de um volante muito legal lançado pela SEGA, bastante próximo do arcade (e bastante caro).

Daytona Usa: Championship Circuit Edition, 1997 – Sega Saturn

Com as críticas em cima da primeira versão, a Sega buscou se redimir lançando uma versão “definitiva” de Daytona USA para o Saturn. Ela cumpria bem esse papel, consertando algumas falhas, melhorando os gráficos e mantendo um frame rate mais próximo do arcade.

daytona usa circuit

Além das melhorias, algumas perfumarias foram incluídas, como duas novas pistas, músicas e novos carros.

Daytona USA 2: Battle on the Edge, 1998 – Arcade

A segunda versão de Daytona Usa não fez tanto sucesso quanto a primeira, mas trouxe melhores gráficos, fazendo uso da nova placa da SEGA na época, a muito celebrada Sega Model 3.

daytona USA 2 arcade

Os gabinetes eram mais caros e de melhor qualidade do que na primeira versão, mas só suportavam até 4 jogadores.

Daytona USA 2001 – Dreamcast

No novo console da Sega, ainda era possível tirar proveito do eterno Daytona. Já em 2001, o Dreamcast trouxe o game original, mas em uma mega versão, com tudo o que os 2 games ofereceram, três novas pistas, além de gráficos totalmente reformulados.

A grande novidade aqui era a possibilidade de jogar online no console, relembrando à distância as emoções do arcade para até 8 jogadores.

Não perca:

Tudo sobre o Dreamcast!

Daytona USA hoje em dia

Como qualquer um daqueles jogos “eternos”, Daytona sobrevive até hoje em máquinas de fliperama espalhadas pelo mundo.

Mesmo no Brasil é fácil ver um fliperama rodando o jogo por aí, na maioria em versões “emuladas” em consoles atuais ou PCs simples, o que barateia e muito a máquina.

Mas além destas versões, tivemos uma versão lançada para PSN (loja online do PS3) e Xbox Live ?(no XBOX 360), com todas as pistas, carros, músicas e velocidade, e agora em HD!

O jogo é muito bom, divertido, e geralmente custa menos do que 5 dólares na loja.

Confira no vídeo abaixo como ficou Daytona USA em HD para PS3:

SCUD RACER – O DAYTONA 2 “FALSO”:

Muitos jogadores testaram um game chamado Scud Racer, da SEGA, cujo vídeo encontramos e disponibilizamos abaixo.

Por ter gráficos muito parecidos (mas bem melhores que DAYTONA), todos os jogadores o consideravam como o “novo Daytona” ou Daytona 2, o que não era de fato verdade:

Para quem tiver interesse em ter um Fliperama completo de Daytona USA em casa, encontramos máquinas usadas no Mercado Livre custando desde 5 mil reais até 24 mil na versão “twin”, para dois jogadores.

E é isso pessoal, mais um super especial do Pro Players para vocês, fãs dos incríveis games da década de 90.

Abraços,
Equipe Pro Players

As últimas do PP:

The Witcher 3 já vendeu cerca de 1 milhão de cópias na pré-venda

Review – Mortal Kombat X

Review – DiRT Rally