Os melhores gráficos do Super Nintendo – Parte 2

Olá pessoal! Tudo bem?

Demorou, mas chegou. Hoje vamos dar continuidade ao post dos melhores gráficos do Super Nintendo. Assim como houve na parte 1, iremos nos referir bastante aos chips especiais que melhoravam os gráficos dos games. Sugiro que antes de ler este post leia nosso post sobre os chips especiais. Se você ainda não conferiu a primeira parte clique na imagem abaixo!

PARTE-11-300x1451

snes-com-yoshi-islandd

ActRaiser

actraiser

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Trilha sonora fantástica que consegue extrair o máximo que o SNES tinha a oferecer.

O que tornou o jogo especial

Actraiser foi um game cuja principal característica foi sua fantástica trilha sonora. Tanto é que no ano em que fora lançado travou grande disputa com Castlevania IV neste quesito. Infelizmente (para o Actraiser) CV4 acabou levando o prêmio da Revista Nintendo Game Power para melhor música.

Actraiser é um game de gênero híbrido no qual o jogador destrava diversos mapas podendo explorá-los em sua integralidade no mesmo estilo utilizado posteriormente na série Sim City. Os gráficos eram muito bons para a época, porém nada de excepcional. O que realmente chamou a atenção dos gamers da época em Actraiser foi a fantástica trilha sonora do jogo que, aliada aos ótimos gráficos, fez com que o game se sobressaísse.

Os efeitos sonoros foram tão bem feitos que levaram ao lançamento de um CD com toda a trilha sonora tocada por uma orquestra.

Super Castlevania IV

Super Castlevania IV

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Trilha sonora muito boa;
Efeitos de transparência muito interessante. Inovadores na época.

O que tornou o jogo especial

Como já falamos acima, CV4 levou o prêmio de melhor trilha sonora da Revista Nintendo Game Power desbancando Actraiser, porém esse não foi o único trunfo do game.

Os três jogos da franquia Castlevania do NES conseguiram explorar ao máximo tudo que o Nintendinho tinha a oferecer tanto em termos de gráficos como em termos sonoros. Portanto, CV4 chegou à nova geração de 16 Bits com uma reputação a zelar. CV4 apresentou ótimos gráficos e uma trilha sonora espetacular. Em linhas gerais, Castlevania 4 conseguiu exigir bastante do SNES, apesar de não ter conseguido extrair toda a capacidade do console conforme vimos em jogos posteriormente lançados.

Não perca

Os melhores jogos do Super Nintendo

Os melhores jogos de luta do Super Nintendo

Como recuperar a cor original do SNES

Mega Man X2 e Mega Man X3

Mega Man X2

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Uso do chip Cx4 da CAPCOM para melhorias gráficas;
Utilização de técnicas de transparência e 3D;
Animações muito bem feitas;
Chefes muito desafiadores.

O que tornou o jogo especial

Embora a série Megaman em linhas gerais não seja marcada por gráficos espetaculares, MMX2 e MMX3 fogem a essa regra, pois fazem o uso do chip Cx4. Trata-se de um chip criado pela CAPCOM para melhorias gráficas no jogo. Possui uma estrutura semelhante à do chip Super FX da Nintento. Se você quer saber mais sobre os chips especiais do Super Nintendo, clique e leia nosso post sobre eles.

Em MMX2 e MMX3 o chip Cx4 criou efeitos de transparência mais aprimorados e também aspectos 3D inovadores. Só para se ter uma noção de como esses jogos conseguiram extrair tudo que o SNES tinha para oferecer, ambos foram também lançados para o Playstation e o Sega Saturn em 1996, consoles com muito mais recursos do que o Super Nintendo.

Axelay

Axelay

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Chefes “grandes” e desafiadores;
Efeitos 3D muito bacanas.

O que tornou o jogo especial

Axelay é um game da Konami em 3ª pessoa em que o jogador deverá passar diversas fases, que oferecem um aspecto gráfico bem avançado e criativo. As fases em Axelay possuem um belo efeito horizontal que dá uma sensação de profundidade a quem o joga.Como já dissemos, Axelay tem chefes enormes (que ocupam a tela toda) e uma trilha sonora muito bem feita e caprichada. Com certeza vale a pena ressuscitar o game em seu emulador.

Super Mario Kart

mario kart

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Gráficos 3D e ambientação muito bem elaborados;
Possibilidade de arremessar itens contra os demais competidores.

O que tornou o jogo especial

Para muitos fãs, Super Mario Kart é o melhor jogo que já utilizou um chip para melhorias gráficas. Muito disso se dá não necessariamente por razões gráficas, mas sim pela diversão que o game propiciou (e ainda propicia). Super Mario Kart utilizou a fórmula de sucesso utilizada por F-zero, pois conseguiu criar um belíssimo ambiente 3D em todas as pistas do game.

 Veja também

Os melhores jogos do Mega Drive

Tudo sobre Super Mario World

Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Super Mario World 2

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Fantásticos e coloridos gráficos;)
Uso do chip Super FX 2.

O que tornou o jogo especial

Yoshi’s island consegue unir gráficos sensacionais a um gameplay bacana e viciante. O game é basicamente um Super Mario World que utiliza filtros e canais de cores surreais e um tanto quanto psicodélicos. Vimos algo semelhante em The Legend of Zelda: The Wind Waker. Além disso, o jogo também tem uma aparência de ter sido desenhado a mão, o que traz algo a mais para esse clássico.

O sucesso gráfico de Yoshi’s Island se dá em grande parte em razão dos efeitos gráficos realizados por Shigeru Miyamoto e sua equipe. No game devemos enfrentar chefes enormes (que ocupam quase toda a tela), sempre com animações muito bem trabalhadas.

Neste game foi utilizado o chip Super FX 2 que é o sucessor do já comentado Super FX (usado em Star Fox). Com esse novo chip foi possível criar obstáculos que se movem em três dimensões, com certeza algo bastante criativo e inovador para aquela época.

O poder do novo chip deu à Nintendo a oportunidade de criar diversos tipos de efeitos e animações que antes não eram possíveis, inclusive conseguindo equiparar-se a games de consoles de 32 bits em algumas ocasiões.

Star Fox

star fox

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Gráficos em 3D inovadores graças ao chip Super FX;
Movimentação rápida e fluída.

O que tornou o jogo especial

Star Fox foi lançado no início de 1993 e foi um dos primeiros jogos de consoles a fazer uso de polígonos 3D de forma plena. As animações suaves e o gameplay relativamente rápido fez com que o Super Nintendo conseguisse trazer à casa das pessoas uma experiência que antes só era possível nos arcades. Para que essa façanha fosse possível Star Fox fez uso do chip Super FX.

O chip era responsável por todo o trabalho duro enquanto os recursos do SNES podiam ser concentrados em outras tarefas. O resultado foi um jogo rápido, com ótima aparência e divertidíssimo de jogar.

Série Donkey Kong Country

donkeykong2

Pontos chave para o sucesso dos gráficos:

Ótimos gráficos 3D sem o uso de chips;
Animações fluídas;
Ambiente colorido.

O que tornou o jogo especial

A série DK é com certeza uma das mais bem sucedidas dos consoles Nintendo e seu surgimento se deu em meio a uma atmosfera nada favorável para tal. O primeiro DKC foi lançado no Natal de 1994. Nessa época os consoles que faziam uso de CD já apresentavam uma concorrência forte à Nintendo, sem contar que em pouco tempo chegariam às lojas os novos consoles da Sega e Sony.

A série foi desenvolvida pela Rare e apresentou gráficos pré-renderizados que criavam algo que jamais havia sido visto antes (posteriormente a mesma técnica de cenários pré-renderizados foit ambém usada na série Resident Evil).

Pessoal, esperamos que tenham gostado. Fiquem de olho no PP para mais posts nostálgicos diários.

Até a próxima.

Abraços, equipe Pro Players.

Gostou? Comenta aí em baixo!

PARTE-11-300x1451

Se você gostou do post, pedimos que curta nossa fan page no facebook  e que também compartilhe com seus amigos. Você receberá em sua timeline posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.

  • Ayrton Machado

    a verdade que a Nintendo tinha uma grande dedicação aos seus jogos antigamente

  • Murilo

    Penso que ainda tenha tal dedicação. Não é atoa que games “simples” como Maria Kart 8 e Super Smash Bros têm resgatado e trazido o WII U para o mercado.

  • Cezar Augusto

    cold shadow ….. nada mais a dizer

  • Andre Luis

    PESSOAL ACABEI DE ACHAR UM SITE BRASILEIRO AONDE A GENTE PODE JOGAR OS JOGOS DO SUPER NINTENDO, GAME BOY, GAME BOY ADVANCE TUDO ONLINE.

    E MELHOR AINDA SEM PUBLICIDADE O PROJETO É DO ANDRÉ, O 1 PORTAL BRASILEIRO.

    QUEM TIVER INTERESSE ESTÁ AQUI O DOMINIO

    http://WWW.NEWROMS.COM.BR