Review: Mortal Kombat X para PS4

Olá amigos, boa tarde!

Para a felicidade de muitos, já está disponível o novíssimo game que leva o nome de uma das maiores franquias da história dos games. Trata-se de Mortal Kombat X, que promete trazer à nova geração aquele sentimento nostálgico que só que jogou os MK’s do Super Nintendo sabe o que é, atrelado a mecânicas modernas e golpes inovadores.

mkx1

Antes de adentrar à review, gostaríamos de agradecer a locadora Frag Night, atuante na área em todos os bairros de Curitiba. Se você acha que os games estão caros e não tem condições de manter uma coleção de games atualizada, uma boa alternativa é o aluguel de games. Com a novíssima parceira do PP, é possível alugar games por R$18,00 pelo prazo de 5 dias, sendo que a entrega e coleta é feita pelos motoboys da locadora. Conheça o site da Frag Night clicando na imagem abaixo.

frag

Considerações Introdutórias

O lançamento de MKX foi, com toda a certeza, um dos mais aguardados no ano (conforme falamos em nosso post com os melhores jogos que chegam em 2015). Muito se esperou e se acompanhou acerca do desenvolvimento do game, haja vista se tratar de uma das séries com maior reputação do mundo dos videogames.

Após alguns ótimos dias jogando o game, vamos trazer os principais pontos que fazem deste talvez o melhor Mortal Kombat já feito, eis que consegue trazer elementos dos clássicos MK’s atrelados a gráficos fantásticos e diversão sem limites.

scorpinoxsub

Veja uma pintura de rua fantástica de Mortal Kombat!

Modo História

Para não dar (muitos) spoilers acerca da trama, vamos trazer apenas algumas considerações pontuais sobre o enredo que envolve o jogo e os personagens disponíveis no game.

O modo história inicia-se logo após o fim da trama de Mortal Kombat 9. O imperador Shao Kahn foi derrotado, porém Shinnok agora mostra-se como o inimigo a ser batido, pois sua ambição o levou a buscar tornar-se o imperador supremo da Exoterra e também do plano terreno. Você pode até pensar: “Tudo bem, mas aposto que o Johnny Cage consegue dar um pau nesse cara!”. É aí que você se engana, pois Shinnok é um ser imortal.

Coube então aos “lutadores do bem” como Sonya Blade, Johnny Cage, Raiden, dentre outros parar este vilão e impedir que o mesmo viesse a causar novos malfeitos. Após duras batalhas, os heróis conseguem aprisionar o vilão em um amuleto especial.

kanoxsub

Depois de aprisionar o vilão Shinnok, a história dá um pulo de 20 anos no futuro, uma época em que uma nova geração de guerreiros surge e com eles, novos desafios devem ser superados.

Jogabilidade

Os desenvolvedores do game estão de parabéns. Se por alguma razão o último MK que você jogou foi no Super Nintendo, pode ficar tranquilo, pois com certeza irá curtir muito jogar esse game. Os golpes clássicos estão todos lá (como o come here do Scorpion) inclusive com o mesmo comando que víamos no SNES e demais consoles retrô. Além disso, o clássico uppercut também funciona muito bem e com ele é possível jogar o oponente para bem longe.

Em suma, a jogabilidade do jogo foi desenvolvida para agradar gamers novos, casuais e também aqueles fãs hardcore da série. O entretenimento está garantido a todos!

Torres

Além do modo história já dito acima, o game também apresenta as clássicas torres de combate que nos acostumamos a ver desde os primórdios da franquia, seja no arcade ou consoles. Para quem não se lembra, no modo de torre klássica, o jogador deverá derrotar 10 adversários em seguida (inclusive enfrentando o clássico vilão Goro).

torre klássica

Além das torres klássicas, o game também tem algumas interessantes variações deste estilo de gameplay, como por exemplo as torres vivas e também outras torres que trazem algum tipo de elemento aleatório que trará mais dificuldade ou facilidade. Como por exemplo modificadores quanto à vida do personagem (iniciando com menos vida, ou tomando danos sem receber golpes).

Clique na imagem e confira a história dos fliperamas e arcades
Clique na imagem e confira a história dos fliperamas e arcades

Facções

O game traz também o interessante advento das Facções. O jogador poderá escolher uma dentre as facções disponíveis. Assim, ele “une forças” com os demais jogadores que são membros da mesma facção, devendo completar alguns desafios específicos e vencer lutas para que a sua agremiação tenha mais pontos que as demais.

facções
Escolha sua facção

Modo Online

No que tange ao modo online, encontramos algumas dificuldades para conseguir adversários. Muita demora até encontrar alguém apto a jogar conosco, e sem não bastasse quando conseguimos conectar a alguém encontramos sérias dificuldades em razão de travamentos que impossibilitaram o jogo online.

Kripta

Seguindo mais ou menos a linha do que foi visto em MK9, à medida em que o jogador progride no game, vão-se acumulando pontos que podem ser gastos na Kripta. Esta, nada mais é do que um cemitério cheio de lápides no qual é possível “comprá-las”. Cada túmulo concede um item, personagem, golpes (inclusive fatalities) ou adventos para o game, porém a escolha das lápides e feita “no escuro”, pois a única informação que se tem é o valor da aquisição.

kripta
Bem-vindo à Kripta

Gráficos

É inegável que ver personagens clássicos com os quais nos acostumamos a jogar há mais de uma duas décadas bem desenhados e com gráficos da nova geração é simplesmente sensacional!

Em Mortal X nos deparamos com gráficos genuínos de 8ª geração. O sangue está mais real do que nunca, assim como as texturas dos uniformes do lutadores e expressões faciais. Destaque para os respingos de sangue que ficam no personagem após a luta. Mítico!

Uma coisa muito interessante no game são os ataques especiais com Raio-x. É muito divertido fazê-los, e a manutenção desses golpes em MKX foi acertada pelos desenvolvedores.

xray

Dublagem e Efeitos Sonoros

Muito tem sido dito acerca da dublagem de Mortal Kombat X (leia-se: muito tem sido dito acerca da péssima dublagem da Pitty), porém antes de adentrar nesta questão, é importante dizer que a dublagem brasileira foi sim muito bem feita! Scorpion, Reptille, Sub-Zero dentre outros possuem vozes brasileiras bem fieis à imagem que sempre tivemos desses personagens clássicos.

O único problema que identificamos foi, de fato, a dublagem da personagem Cassie Cage. Esta é filha de Johnny Cage e Sonya Blade e quem emprestou sua voz a ela foi a cantora de Rock Pitty.

Não sei ao certo se a falha foi da própria Pitty ou se foi um erro na produção ou ainda se ambas as partes pecaram (tendo a crer nesta última possibilidade), porém o que tem de ser dito é que:

*As falas de Cassie me parecem um pouco “atropeladas”. Ou seja, uma frase que deveria ser dita em 8 segundos foi dita em 5, por exemplo;

*A entonação usada pela cantora em determinadas frases também me pareceu um pouco equivocada – talvez em razão da mesma não ter sido corretamente orientada pela equipe de produção, ou ainda por uma ausência de pesquisa sobre técnicas de dublagem por parte de Pitty;

*Percebi também uma falta de acabamento de edição dos áudios por ela gravados. Pareciam estar meio “fora do contexto” se comparados aos demais efeitos sonoros e vozes que com ela dividem a cena. Enquanto todos os efeitos sonoros da cena aparentam “conversar” entre si, a voz de Pitty destoa e chama atenção por isso.

Ademais, os efeitos sonoros e trilha sonora são impecáveis. Cada golpe e combo emite um som característico que faz com que o jogador fique vidrado em cada momento do combate.

Personagens

Se você é um fã antigo de MK e não teve a oportunidade de jogar os últimos games da série, poderá estranhar um pouco a concessão dada ao jogador no que tange à escolha de estilos de luta para seu lutador.

Em outras palavras, o jogo oferece três estilos diferentes de luta para cada personagem, e dependendo do escolhido determinados golpes podem estar ou não disponíveis. Trata-se de uma escolha estratégica que deve levar em conta, muitas vezes, o adversário a ser enfrentado, haja vista que algumas variações dão maior ênfase à defesa, quanto outras priorizam ataques e combos.

As três variações de Raiden
As três variações de Raiden

Abaixo podemos conferir a lista completa de personagens do jogo:

Cassie Cage
D’Vorah
Ermac
Erron Black
Ferra & Torr
Goro (DLC)
Jacui Briggs
Jason
Jax
Johnny Cage
Kano
Kenshi
Kitana
Kotal Kahn
Kung Jin
Kung Lao
Liu Kang
Mileena
Predator (DLC)
Quan Chi
Raiden
Reptile
Scorpion
Shinnok
Sonya Blade
Sub-Zero
Takashi Takeda
Tanya (DLC)
Tremor (DLC)

Fatalities, Brutalities e Faction Kills

Os gamers mais sanguinários com toda a certeza do mundo vão querer jogar MKX dia e noite. Além dos clássicos fatalities, é possível também executar os brutalities e faction kills que são duas outras formas de encerrar a luta após o “finish him”. 

Foi acrescentada a opção do fatality fácil em alguns modos do game como no offline e também no multiplayer local. Além disso, o game traz no menu de pause a lista com todos os golpes e combos que podem ser realizados, inclusive fatalities, brutalities e faction kills. Porém, importante que frise-se que nem todos os golpes de finalização estão disponíveis nessa lista, devendo alguns deles ser desbloqueados ou adquiridos na Kripta.

Veja abaixo um dos fatalities de Scorpion:

Fãs antigos vão gostar?

Mortal Kombat X é o MK definitivo. Tanto é que consegue agradar tanto os fãs fanáticos que jogam o game há décadas, como jogadores novos que sequer sabem quem são os personagens do jogo.

Então, com toda certeza FÃS ANTIGOS IRÃO GOSTAR DE MORTAL KOMBAT X.

mkplayer
Fãs antigos, Mortal Kombat X é tão bom quanto os MK’s antigos

Conclusão

Mortal Kombat X consegue unir os elementos clássicos que fizeram da franquia tudo o que ela é hoje à gráficos espetaculares. O jogo possui uma vida útil incrível, eis que une modos de jogo clássicos (como a torre klássica) para um jogador a modos multiplayer offline (para jogar em casa com os amigos) e online (como facções e também as torres de desafio). Além disso, os efeitos sonoros e gráficos estão excepcionais (à exceção da infeliz experiência com a Pitty). Mortal Kombat X é o MK definitivo, tendo tudo para se consolidar como um dos melhores e mais divertidos games de luta disponíveis até hoje.

Veja também:

Os melhores jogos do mega drive

Os melhores jogos de luta do Super nintendo

NOSSA ANÁLISE

NOTA: 9,5

PRÓS

– Jogabilidade inovadora que consegue manter a essência dos primeiros jogos MK;

– Gráficos impecáveis;

– Fatalities e demais golpes de finalização criativos e impressionantes;

– Batalhas dinâmicas e viciantes.

CONTRAS

– Dublagem da Pitty deixou a desejar;

– Ausência de alguns personagens;

– Alguns personagens só estão disponíveis via DLC’s pagas.

Pessoal, espero que tenha gostado da review. Estamos nos planejando para fazer alguns reviews também de games antigos aqui no PP. Fiquem de olho! Logo teremos novidades.

Abraços a todos.

Marcelo.

CURTA O PP NO FACEBOOK