Review PES 2015 para PS3

Review PES 2015 para PS3

Se você já vem jogando PES 2015, confira algumas dicas de toque de bola

Considerações introdutórias

A espera finalmente chegou ao fim e os fãs de PES 2015 têm agora a oportunidade de jogar a versão full do game. Passadas várias semanas após o lançamento oficial de seu maior concorrente (FIFA 2015), a Konami terá que suar a camisa para tentar tirar a diferença de vendas que FIFA 2015 já teve. Algo que poderá ajudar a Konami a bater de frente com o FIFA é o fato de que apenas o PES 2015 tem times brasileiros. Ou seja, para as pessoas que gostam de jogar com seu time e seus jogadores preferidos, isso é com certeza um ponto positivo para o PES. Contudo, o game ainda não tem 100% dos jogadores licenciados. Segundo a Konami, todos os jogadores (nomes e aparência física) deverão ser disponibilizados em breve via DLC. Passemos então à análise do jogo.

goetze

O Menu

O novo layout do menu ficou muito melhor do que o visto em PES 2014. Agora é possível ver uma interface muito mais intuitiva que não consome tempo do jogador para escolher o modo de jogo desejado.

Menu de PES 2015

Modos de Jogo

PES 2015 possui diversos modos de jogo:

-Amistoso;

-Partida rápida (online): Jogue 1 x 1 online de forma aleatória.

-Divisões (online): Novo modo acrescentado em PES 2015 em que o jogador joga uma série de 10 partidas, podendo subir ou ser rebaixado de divisão.

-Lobby de amistosos: O jogador pode criar uma sala ou entrar em uma já existente.

-Competição Online: Feita nos mesmos moldes dos PES anteriores em que há uma fase classificatória, devendo o jogador fazer a melhor sequência possível de 3 resultados para se classificar para a fsse mata-mata.

-Lobby de jogo em quipe: Interessente modo acrescentado em que pode-se controlar apenas um jogador. É possível jogar em até 22 pessoas.

-Master League: A clássica master league está de volta. Crie seu time do zero utilizando sempre os mesmo jogadores, não importa o time selecionado.

-Rumo ao estrelato: Crie seu próprio jogador e trace seu caminho rumo aos estrelato!

 Veja aqui um novo trailer de PES e gameplay com times brasileiros!

Gráficos

Com o advento da aclamada Fox Engine, é possível ver melhoria gráfica na textura da pele dos jogadores se comparado com a demo. Por exemplo, se o jogo estiver com chuva, nos replays é possível ver que os jogadores estão encharcados, porém a mesma atenção não foi dada ao gramado (durante a chuva). Não há acúmulo de água e nem o efeito splashquando os jogadores estão correndo.

Em relação ao grande concorrente, FIFA 2015,  PES 2015 apresenta maior detalhamento na pigmentação da pele dos jogadores, o que acarreta em um maior realismo na aparência dos atletas. Se PES 2015 tem gráficos melhores no que tange aos jogadores, o mesmo fica atrás do FIFA 2015 nos aspectos secundários como: grama, traves, torcida, estádios, gandulas etc. Em termos gerais, PES 2015 apresenta ótima qualidade gráfica, porém deixou a desejar nos aspectos já apontados acima. E essa melhora gráfica pode ser conferida de forma mais aguda nos consoles da nova geração (veja o vídeo abaixo).

 

Veja também!

Como ter rostos e nomes dos jogadores brasileiros em PES 2015. Clique e confira. 

Novidades no PES 2015: DLC 2.0 já está disponível – Leia aqui!

Jogabilidade

A velha jogabilidade do PES está de volta. Os passes estão muito mais precisos (ainda há certo delay) e é possível fazer belas tabelas devendo o jogador ficar atento à força dos passes com X e triângulo. É possível também utilizar-se do recurso de selecionar determinado jogador para correr à frente da marcação visando a enfiar um toque em profundidade. Esse advento foi incluído em PES 2014 (talvez a única boa característica desse jogo). A jogabilidade em termo gerais está bastante fluída. Não é preciso gastar muito tempo para se adaptar ao novo tempo de bola em PES 2015, porém, para dar dribles personalizados é necessário utilizar-se do modo de treino para poder aperfeiçoa-los.

controle

Veja aqui: FIFA era rejeitado pela EA

Cobrança de falta

Infelizmente (para muitos) foi mantida a cobrança de falta de PES 2014 – em que o jogador deve selecionar a direção e força antes do chute.

falta

Modo Online – Os derrubadores

Como já havia sendo anunciado pela KONAMI, PES 2015 conta com alguns elementos que visam a reduzir a possibilidade de derrubar a conexão – ocorria muito isso em PES 2013 e PES 2014. Em modos online era comum ver jogadores que (para evitar uma derrota) derrubavam a conexão abrindo algum vídeo no Youtube ou fazendo upload de arquivos. De forma geral, o modo online apresenta melhoras quanto à lentidão que era vista em PES 2013 e PES 2014. É possível jogar o modo de partida por ranking (seu adversário terá qualidades semelhantes às suas), lobby de amistosos (onde qualquer jogador pode criar uma sala para amistosos), campeonato online e ainda o modo myClub, que é a aposta da KONAMI em PES 2015.

Veja quando e que horas são as manutenções da KONAMI que deixam os servidores offline temporariamente.

Estádios

Este quesito deixou a desejar em PES 2015. Com apenas 2 estádios brasileiros (Morumbi e Vila Belmiro) frusta-se um pouco a possibilidade de utilizar times brasileiros, pois poucos dos times incluídos têm seu estádio disponível para jogar. É possível fazer uso do editor de estádios que foi trazido de volta em razão de pedidos dos fãs.

Atualizações semanais

Uma grande novidade foi a implantação de atualizações semanais (já vistas nas versões anteriores do FIFA). Por meio de tais atualizações serão editadas as características dos jogadores de acordo com seu real desempenho em jogos válidos por campeonatos oficiais (UEFA Champions League, Libertadores etc). Assim, caso algum de seus jogadores preferidos tenha tido um ótimo desempenho na “vida real”, isso irá se refletir em PES 2015, podendo conceder a ele uma flechinha para cima ou até mesmo um aumento de pontos de rating.

Narração em português

A narração ainda está a cargo de Milton Luiz e Mauro Beting. Muitas das frases ditas são as mesma desde PES 2013, porém é possível ver algumas novas (poucas). A narração não chega a ser repetitiva,mas também não incomoda. Ou seja, não pode ser considerada como um aspecto positivo do game.

Uniformes e licenças

Conforme já dissemos aqui no PP, a KONAMI disponibilizará por meio de pacote de atualização os nomes e faces de (esperamos que) todos os times brasileiros. Infelizmente na versão atual do jogo são poucos os times brasileiros que estão 100% licenciados.

Infelizmente há muitos times europeus que não têm sequer o nome licenciado pela KONAMI. Ou seja, o Man blue está de volta.

Os craques – Player ID

Diferentemente do que se via em PES 2013, PES 2015 não tem jogadores “Deuses” como eram Cristiano Ronaldo e Aguero. Evidentemente que são jogadores diferenciados que possuem maior facilidade para driblar e chutar, porém com uma boa estratégia defensiva é possível anulá-los sem temer que o adversário encaixe um contra-ataque na base do chutão (L1+triângulo). Destaque para: Robben, Messi, CR7, Tevez, Neymar e Goetze (capa do jogo).

Destaque para o Player ID: cada jogador foi feito de forma única de forma a privilegiar suas características físicas e psicológicas o que resulta em um comportamento in game extremamente fiel ao que se vê nos craques pelo Brasil a fora.

Tevez: um dos matadores em PES 2015

myClub – A nova Master League Online

O myClub é a nova master league online. O objetivo é o mesmo: montar o melhor time para competir com outros jogadores online. O jogador poderá contratar jogadores e treinadores (reais) e deverá escolher a melhor tática para o plantel que tem em mãos. Será possível a utilização de dinheiro de verdade!

mclub1

Veja como funciona o myClub:

myclub2

Trilha Sonora

Este sempre foi um importante fator positivo na franquia Pro Evolution Soccer. O que se vê em PES 2015 são ótimas e empolgantes músicas, destaque especial para Shake The Cage do Morning Parade.

Vale a pena?

PES 2015 apresentou grandiosa evolução se comparado ao seu antecessor, PES 2014. Se você é (ou já foi) fã da série, com certeza valerá a pena comprar PES 2015. Se você é fã de FIFA e não está satisfeito com o mesmo, migrar para o PES 2015 pode ser uma boa alternativa.

É importante colocar em uma balança a jogabilidade ótima aliada aos ótimos elementos de jogo dentro das quatro linhas em contrapartida aos ruins elementos secundários (grama, rede dos gols etc). Se você quer se divertir a beça, PES 2015 é com certeza uma ótima pedida.

E ainda pedimos que se você gostou do nosso trabalho, curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.

Nossa análise:

9.2 INCRÍVEL

PRÓS: -Ótima jogabilidade;
-Gráficos muito bons;
-Movimentos personalizados de jogadores.

CONTRAS: -Pouca atenção dada aos aspectos secundários como grama, estádios etc;
– Falta de inovação na narração do jogo;
– Ausência de importantes times licenciados como todos os ingleses (com exceção do Manchester United).

  • Renato

    Pes 2015 realmente tem me agradado muito , um jogo simples mas que oferece tudo que prometeu , com menus simplificado , o jogador de Pes ficará satisfeito com o resultado final do game .Já o concorrente Fifa 15 ,visa a sua qualidade online , mantendo a sua boa mecânica . Se vale a pena comprar Pes 2015 ? sim vale a Pena , jogo finalmente teve uma ótima
    modulação em todos os aspectos , para quem é ou já foi fã da franquia, vai aí a dica .

  • Marcelo Munhoz da Rocha

    Renato, concordo com o que você disse. Vamos esperar que a Konami arrume seus servidores para o PES 2016. Abs.