Será o Nintendo Wii U o novo Dreamcast?

Será que o Nintendo Wii U é o Dreamcast na Nintendo?

Independente do que qualquer fã alucinado na Nintendo possa defender, já está provado que o Nintendo Wii U não é o melhor console de todos os tempos e nem a melhor ideia que a Nintendo já teve. A empresa é ótima, mas já errou feio algumas vezes, como é o caso do Virtual Boy, do Nintendo 64 e do Game Cube.

Será que o Nintendo Wii U é o Dreamcast na Nintendo?
Será que o Nintendo Wii U é o Dreamcast na Nintendo?

Não estou dizendo que o Nintendo 64 e Game Cube eram consoles ruins, longe disto, apenas que erros da empresa os levaram para a lanterna e número de vendas em suas gerações.

Não perca: Os melhores jogos lançados para o Game Boy Advance

Já no Nintendo Wii U, tentou-se dar um upgrade nos gráficos do Nintendo Wii , justificando sua compra com uma nova e revolucionária ferramenta, o conhecido controle gigante em forma de tablet. Será que era essa a melhor opção?

vendas nintendo wii u
Seria o Nintendo Wii U uma banana ou um abacaxi para a Nintendo?

O futuro do Nintendo Wii U

Se no Wii original tudo deu certo para a Nintendo (ela conseguiu tornar seu console o mais vendido, disputando com consoles muito mais poderosos e que possuíam grandes exclusivos, com um console que exibia gráficos em SD(!) e uma arquitetura de nível parecido com o primeiro Xbox da Microsoft).

Foi uma mistura de milagre com a ideia incrível do controle de movimentos (que nem era tão bom assim, mas que ao menos era ultra original). Aliado ainda ao menor preço da geração, fez com que milhões e milhões de Wiis fossem vendidos (muitos que tinham o PS3 e o Xbox 360 tinham também o Wii).

Já a necessidade trazida pelo mercado da alta definição – e também muito solicitada pelos fãs da empresa – fizeram com que um novo console fosse lançado. Mais uma vez optou-se por não investir bilhões em números para melhorar os gráficos e aspectos técnicos, apenas para revolucionar a jogabilidade, novamente.

Mas nunca é tarde lembrar que desde o Game Cube já tentava-se a todo custo unir o console com o GBA, que sera usado como segunda tela nos games e tudo mais. A Sony também tentou com o Vita e o PS3, a Sega com o Dreamcast e o VMU… a ideia já era velha e o resultado fracassado…

Abandonado pelas grandes empresas parceiras da Sony e Microsoft, o Nintendo Wii U vive mais uma vez na história dos games, dos grandes clássicos e exclusivos lançados pela Nintendo. Seu controle em forma de tablet não é tão inovador assim, e o seu  formato – leve, mas enorme e com uma tela que nem multi touch é – faz com que o console seja visto pelo mercado como sendo pouco mais do que um Wii em HD.

Veja ainda: Tudo sobre os emuladores e Roms (confira como jogar SNES, N64 e muitos outros em seu PC)

Ele não consegue decolar em vendas desde o seu lançamento, e os motivos parecem meio claros: ele já não é tão barato quanto o Wii foi e, principalmente, o PS4 e Xbox One parecem oferecer muito mais do que ele em tecnologia, pois agora todos investiram em novas opções de jogabilidade.

Se a Nintendo não conseguir trazer um fato novo para o console, uma sequencia de jogos incríveis, apoio de parceiras antigas como Square e Capcom, ou algo ainda mais inovador,  teremos o Nintendo Wii U como foi o Dreamcast no inicio dos anos 2000, a ancora de sua criadora.

E vejam, Pokemon TCG começará a ser lançado para outras plataformas, como Iphones e quem sabe Android. Não amigos, qualquer semelhança com a Sega no fim da vida do Dreamcast não é mera coincidência.

Se esse conteúdo foi útil para você pedimos que curta nossa fan page no facebook para posts e notícias diárias sobre games do passado, presente e futuro.